Uma pesquisa realizada pela Applied Research, a pedido da Symantec, com 3,7 mil empresas de diversos portes e setores de todo o mundo - 125 delas brasileiras - aponta que 28% das companhias nacionais já adotam cloud computing (computação em nuvem). O número fica abaixo da média mundial, de 35%, segundo o mesmo estudo.
Da mesma forma, o levantamento aponta que só 25% das empresas brasileiras utilizam a virtualização, o que fica bem abaixo da porcentagem contabilizada em outros países do mundo, onde esse volume salta para 45%.
Ainda segundo o levantamento da Applied, realizado em abril de 2011, entre as organizações brasileiras que já utilizam a virtualização, boa parte delas opta por adotar essa tecnologia para virtualizar a Web, emails e aplicativos de banco de dados. No entanto, 1/3 delas planeja expandir o recurso, no próximo ano (2012) para aplicações críticas, que envolvam soluções ligadas a Recursos Humanos e contabilidade, por exemplo.
No caso de cloud computing, no entanto, as corporações brasileiras demonstram mais hesitação em relação a migrar aplicações críticas para a nuvem, com só 31% das empresas utilizando esses ambientes para ERP (sistema de gestão empresarial), CRM (sistema de relacionamento com clientes), entre outros.
Quanto às principais preocupações dos executivos para migrar aplicações e sistemas críticos para a nuvem, 64% dos consultados citaram que ficam preocupados com a recuperação de desastres, e quase 2/3 dos entrevistados disseram que temem a perde de controle físico sobre os dados. Já cerca de 30% destacaram o medo de ataques.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Virtualização e cloud: empresas brasileiras estão atrasadas, aponta estudo
09:14
Matheus Alves
No comments
Fonte: Olhar Digital
0 comentários:
Postar um comentário