quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Yahoo demite presidente e coloca empresa "a venda"


Carol Bartz não é mais a executiva-chefe do Yahoo!, segundo um comunicado oficial da empresa, divulgado nesta terça-feira (6). Além da demissão, o conselho agora estuda colocar a empresa à venda, segundo reportagem do jornal “Wall Street Journal”.


Carol Bartz, de 63 anos, foi contratada para comandar o Yahoo! em janeiro de 2009 com a função de reverter a perda de liderança da empresa para o Google. Antes dela, comandaram o Yahoo! o seu cofundador Jerry Yang --que chegou a recusar uma lucrativa oferta de compra formulada pela Microsoft-- e Terry Semel. Ontem, porém, recebeu uma ligação telefônica do conselho de administração do Yahoo avisando que estava sendo demitida do seu cargo.

Bartz enviou um breve e-mail para os funcionários dizendo que ela havia sido demitida pelo presidente do conselho Yahoo!: "Estou muito triste de dizer que foi demitida por telefone pelo presidente do conselho do Yahoo!. Foi um prazer trabalhar com todos vocês e desejo-lhes apenas o melhor daqui para frente."

A saída de Carol Bartz acontece depois de uma série de más notícias. Em maio, a Yahoo!, líder perene em display ads (publicidade online de exibição) nos Estados Unidos, perdeu seu posto de número um no segmento para a arquirrival Google. Além disso, estudou os ativos da empresa durante duas semanas e concluir que ela estava fazendo um péssimo trabalho. O Yahoo! fez mais dinheiro sob a liderança de Bartz por causa das demissões, dos fechamentos de serviços e de outras iniciativas de cortes de custos. As ações do Yahoo! subiram 5,7% após o anúncio da saída de Bartz, de acordo com a Associated Press.

Após a saída de Carol, o analista do grupo Jefferies, Youssef Squali, escreveu em um relatório para investidores, segundo o site “MarketWatch”, que o Yahoo será vendido antes que um novo executivo-chefe seja anunciado. Squali também sugeriu News Corp., Microsoft e Aol como potenciais compradores.

Fonte: Bit no varal.

0 comentários:

Postar um comentário