520 dias depois de terem sido trancados dentro de uma falsa nave espacial num parque de Moscou (Rússia), uma equipe de seis astronautas voluntários "voltou" ao planeta Terra. As informações são dos sites Ars Technica e Übergizmo.
A missão de um ano e meio, intitulada "Mars500", ficou sob o comando da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). O objetivo era ver como as equipes espaciais lidam com o confinamento, as atividades diárias e o estresse psicológico de uma longa viagem ao planeta vermelho.
Enquanto estavam confinados, os seis astronautas tiveram que lidar com mais de 100 tipos de experimentos, como falhas de comunicação entre a nave e a Terra, quedas de energia, gravidade, detritos espaciais e radiação. Além disso, toda a tripulação só poderia tomar banho uma vez por semana, se alimentava de comida enlatada e dormia em alojamentos do tamanho de um ônibus.
"Sim, os tripulantes podem sobreviver ao isolamento de uma missão para Marte, e voltarem à Terra. Eles tiveram seus altos e baixos, mas já era de se esperar. O estudo não foi focado apenas na nave e sua tripulação, mas também em uma estreita cooperação na Terra entre todas as equipes e agências espaciais internacionais", afirmou Patrik Sundblad, um especialista do ESA. Segundo ele, a simulação se revelou um sucesso.
A porta da cápsula foi aberta hoje (04/11), e um vídeo da ESA mostra em 14 minutos como foram os 520 dias de confinamento dos astronautas. A simulação termina oficialmente em dezembro, mas os tripulantes pretendem ficar mais quatro dias dentro do pequeno compartimento para garantirem que não estão vulneráveis a eventuais problemas de saúde.
Fonte: Olhar Digital.
0 comentários:
Postar um comentário